Telescópio: O Guia Completo de Compra

Ok. Você chegou até esta página pois provavelmente está interessado na compra de um telescópio, mas qual telescópio comprar? O que eu devo saber antes de escolher um equipamento? Nós da Telescopio.com.br sabemos que estas dúvidas são normais e comuns. Vamos lhe explicar em sete tópicos para que não haja nenhuma dúvida na hora de comprar. Veja abaixo as duas regras fundamentais sobre telescópios.

Regra nº 1: Esqueça aqueles telescópios que você já deve ter visto em um shopping com cara de brinquedo, que promete até 1000x de aumento. Apesar de haver várias opções de telescópios acessiveis aos iniciantes é importante ter certeza de que você está comprando um equipamento de qualidade e não algo que você irá encontrar aos montes em supermercados e shoppings.

Regra nº 2: O telescópio que você está procurando possui dois pontos importantes: um conjunto optico de qualidade e uma mount (montagem) firme e funcional. É claro que você também quer que seu telescópio seja grande e potente, mas não se esqueça também da portabilidade e da conveniencia. Seu primeiro telescópio não deve ser um trambolho pesado e volumoso que te impede de utilizar ao ar livre ou transporta-lo, não é mesmo?

Ok. Começamos bem, mas vamos nos aprofundar mais um poquinho, ok? Basta clicar na botão vermelho PRÓXIMO mais acima para irmos para o próximo tópico.

1. Abertura, o coração do telescópio

Todos os telescópios, seja grande ou pequeno, são desiginados a fazer duas coisas: clearear e ampliar a visão de objetos celestes. Os telescópios refletores e refratores fazem isto de maneiras diferentes, e cada uma com suas vantagens e desvantagens.

Indepentemente do telescópio, sua caracteristica mais importante é uma: a sua abertura. O diâmetro da abertura do seu espelho ou lente (que são conhecidos como objetiva) que irá captar luz e imagem. Quanto maior a abertura, mais detalhado e clara será a imagem.

2. Telescópio refletor x refrator

Provavelmente a pergunta que mais recebemos. Qual a diferença entre um telescópio refletor e um refrator?



Telescópio Refletor: Resumidamente, o telescópio refletor é o mais barato, mais usado e mais procurado. Ele utiliza um grande espelho no fundo do telescópio para focalizar raios luminosos em um pequeno espelho próximo da abertura que irá refletir a luz para um ocular localizada em cima do telescópio. Geralmente é o equipamento mais apropriado a observações Astronômicas.

O seu custo de produção é mais barato em relação a outros tipos de telescópios, e lhe oferece mais abertura pelo dinheiro. Se você está procurando um telescópio que lhe dará espaço para crescer na astronomia , um telescópio refletor médio (114mm ou mais) é sua melhor opção pelo seu dinheiro. Um detalhe: por utilizar espelhos a imagem gerada ficará de cabeça para baixo. Em se tratando de observação astronômica isto não é um problema pois como os objetos celestes são simétricos você nem irá perceber este detalhe.

Telescópio Refrator: O telescópio refrator é um equipamento que utiliza-se lentes e não espelhos na ponta do telescópio para focalizar os raios luminosos em uma ocular no fundo do telescópio. É o mesmo sistema utilizado em binóculos e quase todas as lunetas terrestres. Os telescópios refratores não fazem a inversão de imagem como faz os telescópios refletores, por isto permite a visualização de objetos terrestres também.

3. Tipos de Montagens de telescópios

Primeiramente, a montagem não é o ato de montar o equipamento. É o nome de uma peça muito importante que liga o tubo ao tripé. Da mesma forma que um motor de carro é inutil sem um chassi e rodas, o tubo óptico é apenas metade do equipamento. A outra metade é o que chamamos de montagem. As montagens de telescópio vem em basicamente dois tipos: Azimutal e Equatorial.

A montagem azimutal (AZ) requer que você mova seu telescópio para o astro que deseja observar. Você move seu telescópio em duas direções: cima-baixo, direita-esquerda para manter o objeto ao centro de sua lente ocular. Isto é necessário pois os astros se movem pelos céus de acordo com o tempo. Por ser uma montagem menos complexa de se instalar e de uma utilização mais fácil é a preferida e a mais recomenda para iniciantes na astronomia.

Uma montagem equatorial (EQ) requer que você mova o telescópio da mesma forma que uma montagem azimutal, porem requer apenas uma pequena mudança na engrenagem da montagem para acompanhar o astro. Isto acontece pois a montagem equatorial, se move na mesma direção em que os astros, e não de forma retilínea como a montagem azimutal. Tambem ela é mais cara, pesada e complexa do que uma montagem azimutal, e envolve uma dificuldade maior na sua instalação e é indicada para pessoas com conhecimento prévio de astronomia

4. Poder de ampliação do Telescópio

Uma abertura maior permite que utilizemos um aumento maior. Você na verdade pode fazer qualquer telescópio atingir qualquer aumento (apenas trocando e utilizando outras oculares) porem sem uma grande abertura, um grande aumento é inutil, pois você irá ver apenas uma imagem embaçada, sem definição e escura. Um telescópio que por exemplo pode ser utilizado até com 50x de aumento sem que fique sem definição, irá revelar as luas de Júpiter, os aneis de Saturno e alguns detalhes dos aglomerados mais brilhantes, nebulosas e galaxias. Mas para discernir a surpeficie de Marte por exemplo, você irá precisar de aumentos maiores como 150x ou mais.

Dependendo da qualidade optica e condições atmosfericas, você poderá utilizar de 2x o tamanho da abertura. Por exemplo, se você tiver um telescópio de 70mm, você ira utilizar no máximo até 140x de aumento.

Mas isto é o máximo; na maioria das vezes você irá perceber que as melhores visões são feitas com os menores aumentos. Se um telescópio é anunciado como super-aumentos por exemplo, ele está tentando te enganar.

Talvez até mais importante, uma grande abertura te permite ver objetos mais "apagados". Isto é diferente de prover aumento. Na verdade o maior problema na astronomia é que os objetos não muito pequenos e precisam de grandes aumentos, e sim é que eles são muito escuros e "apagados" no céu e precisam de mais luz - em outras palavras, mais abertura.

5. Distância Focal

Se a abertura do telescópio é a caracteristica mais importante, a distância focal vem logo em seguida. Suponha que você possua dois telescópios com a mesma abertura porem com distâncias focais diferentes. O telescópio com a distância focal mais longa lhe dará um aumento maior. Porem, entenda que ao mesmo tempo que você ganha um aumento maior, você terá uma imagem mais escura e com um campo visual menor do que o telescópio de distância focal menor. Ou seja, é um perde/ganha.

Quanto maior a distância focal, melhor?
Eu devo escolher a maior distância focal que eu conseguir? Talvez sim, talvez não. Uma distância focal maior é prefirivel se o seu objetivo primario é ver grandes aumentos de objetos como a Lua, Planetas e estrelas duplas. Agora se o seu objetivo é observar a Via Lactea, a cintilante Pleiades de forma completa, então uma distância focal curta é o ideal."

6. Acessórios dos telescópios

Geralmente nós focamos muito nas coisas grandes e esqueços das pequenas partes. Da mesma forma que não temos como usar um carro sem a chaves, não iremos conseguir utilizar o telescópio sem seus acessórios.

Oculares
Trazendo a luz a foco, um telescópio forma a imagem. Porem, precisamos de um jeito de ver essa imagem. E é ai que entra a ocular. Pense dela como uma pequena lente de aumento. E mudando a ocular você terá aumentos diferentes.

Para descobrir o aumento que um telescópio pode gerar basta dividir a distância focal do telescópio pelo tamanho da ocular.
Por exemplo, o telescópio SkyLife Cygnus possui 900mm de distância focal. Se você for utilizar a lente de 10mm, você terá 90x de aumento (900mm/10mm = 90x de aumento). Uma lente de 25mm (900mm/25mm = 36x de aumento).

A maioria dos telescópios acompanha duas oculares. Porem, há uma grande diferença de modelos de oculares. Geralmente há os modelos Huygens e Super Plossl. As oculares Huygens são relativamente mais baratas, possuem campo visual menor e qualidade inferior em relação a uma ocular Super Plossl. Quase todos os telescópio vendidos no Brasil possuem a Huygens como padrão.

A marca SkyLife por exemplo, fabrica quase todos os seus modelos com as oculares Super Plossl, que são infinitamente melhores, possuem melhor qualidade optica e um campo visual bem maior.

Também, temos que lembrar da lente Barlow. Ela irá ampliar a capacidade de ampliação do telescópio por duas ou tres vezes fazendo um belo trabalho de aumentar a variedade de aumentos de suas oculares. A lente barlow é utilizada em conjunto com a sua ocular.

Localizadoras
O seu telescópio está montado e pronto para uso, e agora? Naturalmente você terá que apontar ele para começar a ver correto? Você provavelmente conseguirá ver a Lua apenas apontando o tubo na direção dela. Porem, é isto. Para ver objetos menos brilhantes e menores você irá precisar da sua luneta localizadora. Isto porque mesmo que um telescópio possua pouco aumento, a imagem gerada é apenas uma pequena porção do céu dificultando bastante a mira do que se deseja observar. A localizadora é nada mais do que uma mira de apontamento.

7. Telescópios mais vendidos

Quando você compra na Telescopio.com.br, você está comprando de uma loja que é 100% especializada no assunto. Apenas em telescópios, temos mais de 50 modelos diferentes entre as 6 principais marcas do mercado. Para podermos fornecer a melhor variedade e frequencia somos importadores diretos ou seja, não há atravessadores ou distribuidores no caminho, levando a você o menor preço e a maior variedade do Brasil. Todos os nossos produtos são despachados diretamente de nosso depósito em Minas Gerais.

Nossos modelos mais vendidos

SkyLife Cygnus 114mm

De todos os 50 modelos que possuimos este é certamente o mais vendido. Este modelo possui uma grande abertura de 114mm e acompanha duas oculares Super Plossl de 114mm.

SkyLife Vox 70mm

Já na categoria de refratores, este é nosso modelo mais vendido. Com 700mm de distância focal, Este equipamento irá lhe possibilitar grandes aumentos e uma portabilide incrível.

SkyLife Antares 152mm

Agora, se você está procurando um equipamento top de linha não há segredo ou erro: o equipamento ideal é um da linha de 152mm.Com oculáres Super Plossl de série, montagem Equatorial e câmera lunar como opcional.

Menu